Candidatos ao concurso do Detran acionam o MP para que Santarém seja local de prova



Eles cobram do governo a retificação do edital. A Sead declarou que a prova será no município para o qual se destinam as vagas.

Candidatos ao concurso do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) estão se mobilizando para que, além de Belém, Santarém, no oeste do estado, também venha a ser local de prova.

Um grupo de concurseiros acionou o Ministério Público (MP), para que o edital fosse retificado, garantindo o direito fundamental de todos concorrerem às vagas, em igualdade de condições. Assinaturas foram colhidas e levadas ao órgão.

O edital prevê a seleção de candidatos para o preenchimento de 100 cargos efetivos e imediatos. Para alguns cargos, estão previstas até seis etapas, o que deixa candidatos insatisfeitos.

“A gente espera um concurso há muito tempo, a gente se prepara, aí quando sai o edital, além de poucas vagas, a prova é só em Belém. Aí fica inviável financeiramente pra gente ir para Belém e, se fosse só uma etapa, mas não, são várias etapas”, diz Ádria Pedroso.

A distância entre Belém e Santarém acaba inviabilizando totalmente a participação de boa parte da população paraense, principalmente das cidades do interior do estado.

“Fica difícil, porque a gente não tem só essas fases né, a gente tem compromissos aqui, vários compromissos e fica muito difícil, bem apertado. Não é todo patrão que entende essa situação”, conta o vigilante Paulo Anderson Pereira.

Para a coordenadora de concurso público, Sidléia Carvalho, a eliminação de candidatos, levando em conta a condição financeira, fere os princípios de direitos e garantias previstos na Constituição Federal.

“Quem não tem condições financeiras, não vai poder participar, mesmo que esteja apto, preparado, investiu tempo, investiu dinheiro, se abdicou de muitas coisas, por um, dois, três anos. A sociedade tem que ser solidária para esse grupo”, afirma.

imagem da internet
Sead

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) declarou que a definição do local de prova está assegurada na emenda constitucional, onde fala que as provas e exames do concurso público serão realizadas no município para o qual se destinam as vagas ofertadas, ou no município sede de cada polo regional.

Ainda segundo a pasta, a realização das etapas do certame em Belém está de acordo com a constituição do estado e que a definição do local de prova foi realizada com a participação da comissão do concurso, formada por representantes do Departamento de Trânsito do Estado e da Sead.

Fadesp

A produção de jornalismo da TV Tapajós entrou em contato com a Fadesp - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, organizadora do concurso do Detran, mas ainda não teve retorno.

FONTE: PORTAL G1 - SANTARÉM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotatória está sendo construída na rodovia Transamazônica em Itaituba

Homem mata quatro e comete suicídio durante missa na Catedral de Campinas