Com mais de 1.400 vagas, Ufopa abre inscrições para processo seletivo regular nesta segunda

Campus Tapajós da Ufopa, em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1
Candidatos podem se inscrever até o dia 14 de janeiro. Este ano, haverá apenas duas chamadas para o preenchimento das vagas.

A partir das 12 horas (horário local) desta segunda-feira (10), os candidatos interessados em estudar na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém e em outros municípios da região podem se inscrever para participar do Processo Seletivo Regular Unificado 2019 da instituição.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site da Universidade, até o dia 14 de janeiro. São ofertadas 1.413 vagas para os 40 cursos vigentes na instituição (são 32 em Santarém e mais oito nas outras cidades). Foram abertas 1.129 vagas para os três campi de Santarém; 35 para o de Alenquer; mais 35 para Monte Alegre; 72 para Oriximiná; 36 para Itaituba; 71 para Juruti; e 35 para o município de Óbidos.

No momento da inscrição, o estudante preencherá um perfil socioeconômico e escolherá o curso a que quer concorrer. É importante que o candidato fique atento às informações preenchidas, sobretudo se ele for concorrer a uma das 711 vagas reservadas ao sistema de ingresso por cotas sociais, determinado por lei.

A Ufopa disponibiliza oito grupos de cota para que o estudante escolha naquele que melhor se encaixa. Todas as informações preenchidas no formulário serão comprovadas por documentação após a classificação do acadêmico.

“A primeira recomendação é que os candidatos leiam todo o edital, atentamente. É preciso observar o sistema de cotas, nós temos oito subdivisões e o candidato vai escolher a que melhor se encaixa com ele, pela sua origem étnica ou socioeconômica. No edital, também estão disponíveis todos os documentos necessários para a comprovação das informações”, explicou a Pró-reitora de Ensino e Graduação da Ufopa, Solange Ximenes.
Patrocinador do Blog

Podem se inscrever no processo seletivo regular os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2017 e 2018. Como as notas deste ano estão marcadas para serem divulgadas no dia 18 de janeiro, a primeira chamada do processo da Ufopa deve ocorrer a partir de 21 do mês que vem. A data certa ainda será definida e divulgada pela instituição.

Além do processo seletivo regular, outros estudantes serão admitidos na Ufopa por meio dos processos especiais indígena e quilombola, que estão em fase final.
Uma coletiva foi realizada para o lançamento do Processo Seletivo Regular 2019 da Ufopa — Foto: Amarildo Gonçalves/TV Tapajós

Chamadas, convocação e habilitação

Diferentemente dos anos anteriores, este processo seletivo regular terá apenas duas chamadas para os candidatos. Após o primeiro resultado, previsto para o dia 28 de janeiro, os aprovados deverão comparecer nos dias e horários determinados para realizar a habilitação.

E quem não for aprovado, mas quer continuar concorrendo precisará manifestar interesse, no site da Ufopa, para disputar as vagas na segunda chamada. “Nós teremos só duas convocações. Se o aluno não foi chamado na primeira convocação, ele pode continuar no processo desde que ele entre no site e manifeste interesse. Haverá uma caixinha lá e ele clica para manifestar. Isso é importante porque, se eventualmente ele não foi chamado na primeira, mas tem uma boa nota, ele continua no processo e pode ser chamado na segunda”, destacou a diretora de ensino, Kátia Correa.

Na segunda chamada, será convocado um número três vezes equivalente ao de vagas não preenchidas. Os primeiros candidatos serão classificados e os outros constarão como cadastros de reserva.

Fonte: G1 Santarém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotatória está sendo construída na rodovia Transamazônica em Itaituba

PRF: Edital do Concurso com 500 vagas em 17 Estados é publicado